quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Leucócitos (Glóbulos brancos)

Os Glóbulos brancos também são chamados de leucócitos e podem ser caracterizados como se segue:
Função: Defesa do organismo
Forma: irregular
Duração:
cerca de uma semana na corrente sanguínea.
Origem: medula vermelha dos ossos, órgãos linfáticos (timo e baço) e gânglios linfáticos.
Propriedades: Diapedese, fagocitose e produção de anticorpos.

Diapedese:
A diapedese é caracterizada pela passagem dos leucócitos através da parede dos capilares sanguíneos. A diapedese só é possível graças à capacidade que os leucócitos apresentam de alterar a sua forma. Assim, resumidamente podemos dizer que a DIAPEDESE é a capacidade que todos os leucócitos têm de sair pelas paredes dos capilares.

Diapedese
Imagem retirada do sait : http://ciencias3c.cvg.com.pt/


Fagocitose:
É através do processo de FAGOCITOSE que agem os leucócitos na destruição de agentes agressores ao nosso organismo. O leucócito detecta o corpo estranho e envolve-o com os pseudópodes (falsos pés), depois digere-o num vacúolo.
Fagocitose
Imagem retirada do sait : http://ciencias3c.cvg.com.pt/


Produção de anticorpos:

Os linfócitos detectam os corpos estranhos, os antigénios, e produzem anticorpos que neutralizam os antigénios, criando assim o complexo anticorpo-antigénio. Depois serão os Eosinófilos que englobam o complexo através da fagocitose, eliminando o agente patogénico (antigénio) do organismo.
A partir do momento que o organismo entra em contacto com o corpo estranho, os linfócitos produzem os anticorpos (leva um certo tempo até os linfócitos conseguirem produzir o anticorpo que neutralize o antigénio) e memorizam a informação desses anticorpos para uma próxima vez. Deste modo, a reacção do organismo é mais rápida ao agente estranho quando este invade o organismo pela segunda vez.
Imagem retirada do sait : http://ciencias3c.cvg.com.pt/
É por esta razão que dizemos que certas doenças só se apanham uma única vez, mas a verdade é que desde que se entre em contacto com o agente que provoca a doença, o nosso organismo reage de imediato, produzindo os anticorpos que tem em memória e deste modo não chegamos a ter os sintomas da doença.


As vacinas:
As vacinas são compostas por antigénios neutralizados, noutros casos activos. São injectadas pequenas quantidades desses agentes no nosso organismo. O objectivo é que os linfócitos produzam anticorpos que neutralizem os agentes patogénicos injectados, de modo a que quando ficarmos expostos à doença causada por o agente da vacina, a resposta do nosso corpo seja imediata.

Sem comentários:

Enviar um comentário